América do Sul,  Bahia,  Brasil,  Salvador

Salvador – Bahia: Roteiro de 3 dias

Spread the love

Um sonho antigo, que virou realidade! Salvador, Bahia.

Já tinha ouvido por aí muita gente dizer: A Bahia tem uma energia incrível!

Também já ouvi algumas pessoas dizerem: “Eu não gostei de Salvador”.

O fato é que eu sempre preferi tirar conclusões de um lugar ou local, a partir das minhas próprias experiências e dos momentos que este local venha me proporcionar. E eu, sempre estive em busca de explorar um pouco mais das belezas e da cultura do meu país.

“A vida é muito curta para viajar apenas nas férias”.

Então, eu aproveitei mais uma oportunidade de feriado, e fui conhecer um pouquinho do que esse pedaço super alegre do Brasil tinha a me oferecer!

Consegui uma promoção magnífica no Booking.com para aproveitar 3 dias no Resort Vila Galé Mares, em Guarajuba.

Chalés do Vila Galé Mares, Guarajuba

 

 


Localizada no litoral norte da Bahia, a Praia de Guarajuba está há aproximadamente 1 hora de Salvador e é perfeita para quem busca paz, calmaria, sombra e água fresca. Sem dúvidas um verdadeiro paraíso!

A deslumbrante e tranquila Praia de Guarajuba, Salvador – Litoral Norte

Praia de Guarajuba, Salvador – Litoral Norte

Além da programação disponível no Resort, eu aproveitei para explorar alguns locais próximos e também os pontos turísticos de Salvador.

Em meu segundo dia, reservei a parte da para conhecer a Praia do Forte, que é bem próxima de Guarajuba e que se tornou conhecida principalmente pelo Projeto TAMAR, onde é possível mergulhar com as Tartarugas e ver com maior riqueza de detalhes o trabalho super bacana que é realizado pela Petrobrás.

Acesso a parte exclusiva da Praia do Forte, para o Projeto Tamar

Arredores da Praia do Forte

Para chegar até lá, contratei um transfer no próprio Resort e voltei depois de Uber.

Pela região, caminhei nas ruelas que reúnem restaurantes e barzinhos. Também visitei uma feirinha local e fui conhecer uma parte da praia. A faixa de areia fora do Projeto TAMAR é pequena e estava bem cheia no dia em que visitei. Mal dava para sentar e curtir.

A famosa Praia do Forte!
A famosa Praia do Forte!

Uma paisagem lindíssima na entrada da Praia do Forte

Devido ao curto tempo em que tinha na região, infelizmente não consegui conhecer o Projeto TAMAR. Mas já está na minha lista de lugares para visitar em um retorno à Bahia (a minha lista de lá não é pequena..rsrs).

Explore os caminhos!

No trajeto entre Guarajuba e Praia do Forte, também é possível conhecer a Praia de Itacimirim, mais um dos paraísos do litoral norte da Bahia e que também pode ser incluído no roteiro, para quem tem um pouco mais de tempo e disponibilidade pela região.

Dentro do próprio Resort Vila Galé Marés Guarajuba existem inúmeras possibilidades de curtir não só o dia, mas também a noite, que conta com uma grade de programação com opções para os adultos e também crianças, em diversos períodos do dia. Shows, atividades físicas em grupo, esportes aquáticos, piscinas extraordinárias, um cenário encantador e também restaurantes maravilhosos!

Restaurante Inevitável: Um dos excelentes restaurantes localizado dentro do Vila Galé Mares, Guarajuba
Restaurante Inevitável: Um dos excelentes restaurantes localizado dentro do Vila Galé Mares, Guarajuba

Salvador, meu amor!

Aproveitei minha viagem à Guarajuba, para também explorar um pouco mais do que Salvador têm para oferecer de bom.

Dediquei meu último dia, para explorar os principais pontos turísticos dessa cidade que emana uma energia incrível!

Conhecer os principais locais de Salvador em 1 dia só possível graças a ajuda de uma grande amiga minha, que entrou na minha vida quando visitei o Sudeste Asiático. Foi uma grande surpresa do universo conhecê-la e tê-la comigo em parte desta minha trip que aconteceu em 2017. Desde então, mantivemos o contato e consegui visitá-la em Salvador.

Pois bem, Sarah me ajudou a conhecer os seguintes cantinhos de Salvador:

Elevador Lacerda

Em 8 de Dezembro de 1873, acontecia a abertura do primeiro elevador urbano do mundo. O objetivo era permitir o deslocamento da Praça Cairu (cidade baixa) até a Praça Tomé de Souza (cidade alta) em Salvador, a uma altura de aproximadamente 72 metros.
Hoje (08/12/2018), completando 145 anos da sua inauguração, o Elevador Lacerda é um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade de Salvador, além de ser símbolo da história do Brasil. 🇧🇷

Visual do Elevador Lacerda para a Bahia de todos os santos.

Igreja do Senhor do Bonfim

Visitar Salvador e não ir até a Igreja do Senhor do Bonfim, é como quebrar um dos protocolos de turismo da cidade…rsrs

Além da paz que a Igreja do Senhor do Bonfim proporciona, eu recomendo também aderir a tradição: Comprar uma ou mais fitinhas do Senhor do Bonfim, solicitar a benção, pendurá-las nas grades externas da igreja com 3 nós. Para cada nó, faça um pedido!

Catedral Basílica de São Salvador

Construída entre 1657 e 1672, a Catedral Basílica de São Salvador levou 15 anos para ser construída, e 26 anos para ser totalmente decorada.

Com uma arquitetura belíssima, sua sacristia é a maior e mais rica de toda Arte Barroca Luso-brasileira. Em seu interior, a retratação das fases do barroco é contada através das imagens.

Em uma visita ao Pelourinho, vale a pena conferir a beleza e riqueza da Catedral, que fica localizada nos arredores.

Interior da Catedral Basílica de São Salvador

Pelourinho

Se quiser sentir uma energia incrível e àquela vibe positiva solta pelo ar, não deixe de passar pelo famoso e badalado Pelourinho!

Por lá, muita animação, música, opções de entretenimento e lazer.

Para quem gosta de experimentar novos sabores, uma dica é passar na sorveteria Aperuana, tradicional de Salvador, com diversas opções de sorvete bem peculiares (eu tentei o de cupuaçu, mas não deu.. Rsrs).

Largo do Pelourinho

Farol da Barra

O pôr do sol ficou reservado para o Farol da Barra, um dos pontos turísticos mais visitados e conhecidos de Salvador!

Um dos melhores locais para contemplar este espetáculo, perfeito também para encontrar os amigos e curtir o final do dia.

Por ali, ficamos até anoitecer e depois seguimos à nossa última parada.

Pôr do sol no Farol da Barra

Rio Vermelho

Nossa última parada foi na região do Rio Vermelho, um bairro super descolado na orla marítima de Salvador. Escolhemos o local para fazer um lanche, jogar uma conversa fora, antes de seguir para o aeroporto e nos despedirmos.

Nosso dia foi tão maravilhoso, que passou super rápido! Depois do nosso tour, foi a hora de partir de volta ao Rio de Janeiro com o coração repleto de alegria e gratidão por conseguido realizar o sonho antigo de conhecer Salvador, e de quebra ainda poder matar a saudade imensa que eu estava da Sarah!

Minha opinião sobre Salvador? Um lugar maravilhoso, com uma vibe incrível, que eu sempre vou querer voltar. Amei!

Minha sugestão para você que às vezes pensa em visitar um lugar e recebe diferentes opiniões? Se permita, e viva sua própria existência. O seu “conhecer” pode ser diferente e é importante estar aberto para receber novas sensações.

E aí, o que achou do meu roteiro?

Além deste, consulte outros disponíveis no blog: https://destinosemfoco.com.br/

Um beijo grande! Te espero na minha próxima viagem. 😉😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »